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17/07/2018

Recursos luminosos na cenografia

Por: Camila Alcântara
Fotos: Reprodução / Mega Polo Moda
Produção: Rogério Wolf 


Na matéria dessa semana, abordamos itens importantes, e que muitas vezes são confundidos com a iluminação do ponto de venda: recursos luminosos. Diferentemente da iluminação, os recursos luminosos não são itens fixos na loja, e podem ser alocados e realocados conforme a mensagem que quer ser passada. 

Quando inseridos na cenografia, esses pontos de luz são fortes ferramentas para destacar os pontos certos do ambiente e assim projetar mais o seu negócio.

Em um tour pelo Mega Polo Moda, separamos ótimo exemplos que ilustram o bom uso destes recursos.

Vem com a gente:

- A VOLTA DO NEON -
Lady Rock: A marca usou o neon como ponto de interação entre cliente e marca, promovendo um atrativo divertido e moderno, assim como a marca. Já na na Mais Um, o neon traz à tona a tendência dos anos 80’s e ao mesmo tempo deixa a cenografia ainda mais moderna e jovem, reforçando a jovialidade da coleção.
Lady Rock e Mais Um

- LED DO AMOR -
Biotipo: Aqui, os painéis de led chamam a atenção do cliente de longe! A loja utiliza duas unidades, direcionadas ligeiramente à direita, chamando a atenção dos clientes que descem a esteira, e também os que vêem a fachada de frente. 
A Vitral usa e abusa dos painéis de led, aproveitando de recursos de vídeo com movimento, atraindo de forma irresistível, o olhar do cliente.
Já na Presage o led promove o melhor aproveitamento da fachada da loja e se tornara mais um ponto de exposição de produto.
Biotipo, Vitral e Presage

- O PODEROSO VIDEO WALL - 
Parecido com o led, o video wall também provoca a visão do cliente à distância e pode expor os produtos, porém, é superior ao led em relação à qualidade de imagem. Veja só a imagem exibida na loja Oh! Carmelin: 
Oh Carmelin

- PAINEL RETRO ILUMINADO - 
Esse tipo de painel possui foco de luz suave, mas não deixa de cumprir a função, sendo parte da cenografia ou divulgando informação. Se comparado ao led e video wall, o custo é bem mais baixo, já que transmite uma imagem estática. As lojas Emporio e Casualli adotaram os painéis e incrementaram suas cenografias:
Emporio e Casualli:

- FOCO NA MARCA -
Aproveitando a divulgação do próprio logo e inserindo iluminação nele, chama-se atenção não só para a vitrine, mas para a marca, provocando a memorização.
Vicio, Blue3Denim e Mais um

- ESCULTURA LUMINOSA -
Nestes exemplos, as lâmpadas foram usadas como uma espécie de escultura. Aqui, as simples lâmpadas frias transformam o cenário, e projetam a roupa para frente. 
No caso do primeiro exemplo, que é o da loja Epel, há o hi-lo do bambu combinado com a luz fria. Já na DeA e loja Clio, a combinação das lâmpadas formam uma bela cortina de luz, separando a vitrine da loja, mas sem retirar visibilidade.
Epel, D e A e Clio

- MULTI CORES -
Nem só de luz branca se ilumina uma cenografia. Hoje, existe uma infinidade de opções de cores que provocam e surpreendem o cliente. 
Ave Rara

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